CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 27 de abril de 2016

PARAÍBA

JP está entre as 50 cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, aponta ranking

Ranking ‘Connected Smart Cities’ avaliou 700 municípios; Região Nordeste tem seis cidades entre as 50 melhores avaliadas em inteligência, conexão e sustentabilidade econômica e ambiental
João Pessoa se destaca em ranking nacional
João Pessoa se destaca em ranking nacional
João Pessoa está entre as 50 cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, de acordo com o ranking ‘Connected Smart Cities 2015’. Foram avaliados 700 municípios, com base em 70 indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade e permitem um mapeamento das oportunidades de cada município para se transformar em uma cidade inteligente, a partir de 11 setores. Na avaliação, a capital paraibana ficou entre as 50 melhores também em nos ranking temáticos. Teve destaque em meio ambiente (9º lugar), saúde (12º), e mobilidade (38º), educação (43º lugar), além da categoria inovação e tecnologia, na qual ocupa a posição 46.

“Cidades inteligentes são aquelas que têm sustentabilidade econômica, promovem qualidade de vida e preservam o meio ambiente”, diz Thomas Assumpção, presidente da Urban Systems, consultoria que elaborou o ranking em parceria com a ‘Sator’, idealizadora do projeto ‘Connected Smart Cities’.

O Rio de Janeiro foi a primeira colocada geral e Recife ficou em 10º lugar. Das cidades nordestinas, em ordem, estão entre as cinquenta melhores avaliadas Fortaleza (18), João Pessoa (29), Salvador (31), Aracaju (33) e Teresina (35).

Recife sediará a edição Nordeste ‘Connected Smart Cities’, nesta quinta-feira (28). A ‘Sator’ promoverá um debate com o objetivo de traçar um panorama do desenvolvimento de cidades e discutir soluções para a região. O evento, em parceria com a prefeitura de Recife e o C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife, reunirá prefeitos, secretários de estado e especialistas.

“A realização de um encontro do ‘Connected Smart Cities’ no Nordeste é importante para manter as discussões sobre o desenvolvimento das cidades de forma que nos próximos 10 anos as cidades brasileiras possam subir um degrau ou mais na escala de desenvolvimento” afirma Paula Faria, Diretora Executiva da Sator. “O encontro é o ponto de partida para investimentos em desenvolvimento nos setores básicos das cidades, como: Mobilidade, segurança, governo, meio ambiente, urbanismo, economia e qualidade de vida.”

Ao todo são 11 rankings temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, economia e governança. É um recorte interessante que permite apontar potenciais em cidades que não figuraram entre as 50 melhores, como Tauá (Ceará) e Caetité (Bahia), respectivamente, na terceira e quinta posição em Energia.

Sobre o 'Connected Smart Citites'

O ranking começou a ser construído em 2014, quando foram mapeadas as principais publicações nacionais e internacionais sobre o tema cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis. Com base nestes estudos, foram elencados cerca de 300 indicadores, que deram origem à seleção final de 70 passíveis de mensuração nas cidades brasileiras. A partir daí, estes 70 indicadores foram aplicados em banco de dados de organismos mundiais, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aneel e Ministério da Justiça, entre outros. Em 2015, de um total de 63 pontos, o Rio de Janeiro, a melhor colocada, alcançou 29,9. O que significa que tem ainda um longo percurso para se tornar uma cidade inteligente, mas um grande potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!